Blog

BaZi - Valores e Potencial

Testes psicotécnicos para jovens e BaZi

No texto de hoje vou falar sobre um tema que me tem chegado com alguma frequência: testes psicotécnicos para jovens e BaZi. Ou seja, tenho um caso de sincronia entre testes psicotécnicos e análise de BaZi com uma adolescente que quero partilhar convosco.

Nas minhas sessões tenho casos muito heterogéneos, tanto em termos de idade, de tema, ou mesmo em termos de intenção. Assim, no tema “escolha vocacional”, tenho vindo a acompanhar um caso de analise de talento de uma jovem que estava em dúvida quanto à escolha da sua área profissional. A adolescente tem 15 anos.

Em termos de BaZi a sua carta apresentava potencial para comunicação e para o ramo militar (metal fortíssimo na carta BaZi), resolução de conflitos e competição (7 Assassinos ou Poder Impróprio como PAPEL A DESEMPENHAR principal) e profissões relacionadas com justiça (mais uma vez o metal associado à Influência ou Poder).

Testes psicotécnicos para jovens e BaZi
Carta BaZi na Calculadora BaZi – www.bazimit.com

Ao mesmo tempo que eu fazia a analise BaZi desta jovem, existia uma ótima iniciativa pela parte da escola de fazer testes psicotécnicos aos adolescentes. Todos os adolescentes que quisessem fazer uma analise psicotécnica ao seu potencial teriam essa oportunidade.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O UM TESTE PSICOTÉCNICO E BAZI?

A questão da diferença entre um teste psicotécnico e BaZi aparece bastantes vezes nas sessões e o que sempre digo é que BaZi, ao contrário de um teste psicotécnico, é um estudo de essência em que não é necessário responder a perguntas. Ou seja, ambas as analises podem ter a mesma intenção e se o adolescente estiver sem filtros, sem medo de julgamentos e sem crenças pré instaladas, ambas as situações devem coincidir.

Exemplo de análise do Workshop All About You

O teste psicotécnico é uma iniciativa ótima pela parte do Ministério da Educação, é gratuita e os pais só têm de dar autorização aos jovens para frequentar as sessões com o psicólogo. Em suma, acontece da seguinte forma, a psicóloga desloca-se à escola e marca 3 ou 4 sessões com o aluno. Nos dias estipulados os alunos devem comparecer na sala marcada e inicia-se o processo. Isto é, nas primeiras sessões são efetuados testes psicotécnicos e nas 2 últimas sessões é entregue um relatório com as áreas profissionais mais adequadas.

A minha análise e a da psicóloga coincidiram, excelente!

Foram-lhe aconselhadas as seguintes áreas, que apontam para o Ensino Científico-Humanístico:

  • Ciências Sociais (Jurídico)
  • Forças armadas. Segurança. Proteção
  • Desporto

É ótimo perceber que as situações se alinham e que BaZi pode ser uma ótima ferramenta de ajuda na escolha de uma vocação profissional de jovens. Isto é, fico muito feliz de ir conhecendo outras formas de ajudar utilizando BaZi. Talvez daqui surjam excelentes ideias, quem sabe?

Tudo de bom,

Bárbara

Open chat