Blog

Coaching

4 passos simples para ganhar foco

Quando queremos ganhar foco queremos qualidade de vida, queremos trabalhar com tempo de qualidade e com muito mais eficácia.

Nas minhas sessões há temas que são comuns, entre eles?

1 – “Qual o meu propósito, qual o meu talento ou qual a melhor carreira para mim?”

2 – “Como posso manter o foco?”.

Se eu tivesse de escolher os temas principais das minhas sessões, quer de Coaching quer de BaZi estes dois sairiam vitoriosos. Na verdade, podem parecer separados mas não estão. O foco está muito ligado ao propósito e neste artigo vou dizer-vos porquê.

Vamos começar pelo inicio, o que é foco?

Foco é a nossa capacidade de seguir sempre pelo mesmo caminho, preferencialmente o melhor para nós a todos os níveis. Foco é a nossa habilidade de perceber o que queremos para nós a vários níveis. Ter foco é ter consciência de porque é que fazemos o que fazemos, ou seja, qual a intenção por trás de cada nossa ação, porque é que fazemos aquele telefonema, porque é que decidimos daquela forma, porque é que dizemos sim e porque é que dizemos não, o que nos faz optar por este ou aquele curso, o que nos faz delinear este ou aquele objetivo…

Daqui conseguem perceber que ter foco é saber qual é que é o nosso sonho e construir “um caminho” ou estratégia em direção a ele.

Definir foco é definir para onde olhar em relação à vossa vida.

Melhor dizendo, é saber construir o nosso avatar que define e caracteriza a pessoa que queremos ser daqui a 5 anos, 10 anos ou 20 anos… o nosso foco é o nosso destino e tem forçosamente de incluir os nossos talentos e valores (algo que adoro encontrar e partilhar com BaZi).

Vamos dar um exemplo, imaginem que agora vos digo que vão viajar e vos peço para preparem a vossa viagem. Peço-vos para fazerem as malas, para colocarem tudo o que é importante e para irem bem preparados, ou seja, “não se esqueçam de nada para que a viagem seja um sucesso!”.

Qual é a primeira pergunta que me fariam?

Qual é o destino e o que vão fazer lá, certo? Claro! Não se pode fazer malas sem se saber o destino. Não é possível definir uma estratégia de viagem ou um itinerário sem saber o que vamos estar a fazer. Temos de saber se é férias, se é trabalho, quente ou frio, sozinho ou acompanhado, muito tempo ou pouco tempo… etc.

Nota para ti: Um exercício para encontrares o teu foco poderá ser que respondas a esta pergunta:

“Qual é o meu destino?”

E destino pode ser qualquer um, desde algo mais espiritual a algo relacionado com sucesso financeiro, cada um ao seu e todos são importantes, o que importa é que esteja definido para, de facto, se ganhar foco. Para isso, importa saber qual é o nosso propósito, que valor queremos acrescentar no mundo, isto é, quais os nossos talentos a por em prática, qual o nosso “know how” a entregar para que esse propósito seja algo NOSSO.

Interessa saber o que fazemos com paixão e se o que fazemos está a permitir que estejamos a implementar as nossas capacidades ( “skills”).

Isto leva-nos aos nossos 5 simples passos para ganhar foco.

1

Estabelece prioridades. Na última Masterclass falei de um exercício para estabelecer prioridades que também está descrito no novo curso que lancei online: 7 Passos para Aumentar a Produtividade. Para termos foco temos de estar a pensar em menos coisas ao mesmo tempo. Faz sentido? Para ganhar foco temos de começar a ter menos decisões no dia a dia, menos e melhores decisões. Não temos de decidir sobre tudo, temos de decidir sobre o que importa porque mais decisões leva a mais distrações, logo, maior cansaço. Quando queremos ter foco queremos otimizar energia. Isto é, para termos menos decisões temos de estabelecer prioridades e para isso devemos ganhar consciência do que é que é que nos está a roubar energia no dia a dia.

Video sobre prioritizar aqui.  

2

Encontra a tua carreira, a tua profissão de sonho, o teu propósito, a tua missão, aquilo que te apaixona, que te faz sair da cama todos os dias, que alimenta os teus valores, os teus princípios e os teus talentos, a forma de estar e ser que te faz viver com um sorriso todos os dias, a vida quer queres viver hoje e daqui a uns anos. Define quem queres ser, onde queres estar, como queres ser lembrado ou lembrada. Encontra uma forma de perceberes quais é os teu potencial e os teus limites, algo que ajudo a encontrar no Evento All About You. Neste evento temos 3 manhãs onde escrevemos e exploramos só o tema da carreira, do potencial, do propósito e da intenção de vida. Se chegaste a uma fase da vida em que queres dar uma volta no que estás a fazer para fazer algo que adoras então este evento é para ti.

3

Reduz o “browsing”…

Depois de definires o ponto 1. concentra-te na tua estratégia e investiga só sobre isso. Para teres foco é preciso que escolhas pesquisar sobre o que te interessa e menos sobre as solicitações que te aparecem. lembra-te faz as malas para o teu destino, para a tua viagem. Isto é o mesmo que dizer, reduz drasticamente o andar à procura de tudo na net, não abras todos as informações que aparecem, não cliques em todos os pop ups, não abras todas os assuntos… só os “teus”. Chama-se a isto estabelecer as tuas prioridades e saber ao que dizer “não”.

4

Filtra o que ouves. Os nossos amigos e a internet têm imensa influencia sobre nós, mas têm a influência que nós deixarmos. Quando queres estar focado tira tempo diariamente para construíres os teus projetos, ações, produtos e planos. Utiliza períodos de tempo de 90 min com pausas de 20 min intercaladas para trabalhares no que queres e não assimiles tudo o que ouves. Nestes momentos, decide estar só contigo a definir cada passo do projeto, o que queres entregar e que valor as pessoas podem tirar do que vais dar. Estar a dar ouvidos a tudo o que nos dizem faz-nos esquecer o ponto 1 – PRIORITIZAR.

A principal componente do foco é perceber o que se quer e porque se quer.

Espero que encontres isso em ti para que possas viver uma vida que gere o impacto que sonhas e mereces, em ti e nos outros.

Vive livre, ama muito e faz com que valha a pena!

Se quiseres mais informações sobre o evento deixo-te aqui o link: https://bazimit.com/evento/all-about-you/

Um beijinho,

Bárbara

Open chat